O dia de Reis e a tradição dos versinhos em Buritizeira - Bequimão.


     
  O dia de Reis é celebrado no dia 06 de Janeiro e faz parte da tradição católica, é o dia em que os três Reis Magos teriam visitado o menino Jesus e levado presentes, pois já sabiam que Ele era o Messias. É hoje também que tradicionalmente desmontam-se os presépios e retiram-se os enfeites natalinos de casa. Em Natal - capital do Rio Grande do Norte - é feriado municipal, inclusive um dos pontos turísticos da cidade é o Forte dos Reis Magos, uma edificação militar histórica que começou a ser construída exatamente no dia 06 de Janeiro, daí a origem do nome do Forte.
      Em vários lugares do Brasil hoje há comemorações, com a Festa de Reis ou Reisado. No interior de Bequimão no povoado Buritizeira,  também havia uma espécie de comemoração, porém de características bem diferentes dessas que existem hoje.
     A tradição entre o mais jovens,  consistia em enviar bilhetinhos uns aos outros em formas de versos para pedir presentinhos. Por conta da pobreza extrema que era comum no século XX no interior do Estado (e ainda hoje há pobreza extrema em vários municípios do MA), os presentes eram os mais simples possíveis. Esmaltes, perfumes, sabonetes, pentes, tudo era pedido em forma de versos, que lembra a tradição sertaneja do cordel, muito comum no Nordeste brasileiro. A criatividade dos jovens para escrever os versos era tamanha que até os que não era bons de rimas conseguiam seus presentes, rimando das maneiras mais engraçadas possíveis. Caso alguém não soubesse escrever, recorria a quem sabia e ditava os versos.
      Vale ressaltar que, quem enviava bilhete também recebia alguns pedidos, portanto, essas pessoas passavam a semana inteira quebrando coco babaçu para poder ter renda suficiente e comprar aquilos que lhes fora pedido. Era uma missão e tanto! Mas, todos participavam e ficavam felizes pela troca dos pequenos presentes, que já ficavam guardados para serem usados a partir do dia 11 de Janeiro, dia de levantamento de mastro do tradicional festejo de São Sebastião.
     Não sei dizer ao certo como esta tradição chegou até Buritizeira e se existia ou se ainda existe em outros lugares, o fato é que hoje não existe mais por lá e ficaram apenas as lembranças de quem participou. Minha mãe e meu tios participavam e gostavam, dessa troca de presentes que lembra que os Reis Magos levaram presentes a Jesus.
      Pedi ajuda aos meus familiares para que me enviasse alguns versinhos, que vou transcrever abaixo:
                         
Escrevo este reis
Olhando para o mato
Espero da sua mão
Um vidro de esmalte”   

“Escrevo este reis
Olhando para o chão
Espero da sua mão
Um vidro de loção”
“Escrevo este reis
Com carinho e amor
Espero da sua mão
Um sabonete Senador





Portanto, nobres leitores, esta era a tradição do dia de Reis em Buritizeira - Bequimão, no século XX.

Perfume Charisma e sabonete Senador ainda são muito usados no interior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIBEQ E LIFE EVENTOS CAPRICHAM NOVAMENTE E 15ª FESTA DOS BEQUIMÃOENSES TERÁ DIVERSAS ATRAÇÕES

Tutano e Cabelouro

Contos de Terror: A curacanga e os vizinhos espiões.