ENSAIO DE TAMBOR DE CRIOULA AGITA NOITE EM PONTAL


   


 
No último dia 22, os tambores ecoaram no território quilombola Pontal, em mais uma noite de ensaio promovido pela Associação Quilombola, presidida por Francisco A. Filho. Em um passado não tão distante, Pontal era conhecido como terra de tambozeiros, pois as festas ocorriam com frequência, sendo organizada por moradores de vários povoados que fazem parte do território, com o passar do tempo, a tradição das festas de tambor foi se extinguindo ate não acontecer mais, no entanto, os ensaios estão trazendo de volta a animação dos moradores para que essa brincadeira volte a ser tradição na comunidade.

Um dos principais objetivos do ensaio é ensinar os mais jovens a aprenderem tocar os tambores, que são divididos em três tipos: tambor grande, socador e crivador. Já as mulheres, estão aprendendo a dançar ao som dos tambores e dessa forma, novos tambozeiros e coreiras estão surgindo no território. Somado a isto, a formação de um grupo para fazer apresentações é também um dos objetivos, para que seja possível manter a tradição da cultura quilombola local. 

Para membros da comissão organizadora, o último ensaio foi um sucesso, afinal "a integração entre as diversas comunidades do território mostra a força que temos para resgatar e manter a tradição em nosso lugar, estamos todos aprendendo mais a cada dia", afirmaram em entrevista ao blog. Já para um dos moradores da comunidade que também é um grande entusiasta do projeto, o ensaio cumpriu sua missão com maestria, segundo ele, "é mais uma diversão que a gente tem agora, uns tocam, uns dançam, uns cantam e todo mundo ta participando, ta ficando bonito"

O próximo ensaio já está agendado para o dia 29/05, próxima quarta-feira, na escola U.I.Pontal, estão todos convidados. 

"Eu vou fazer agora 
como Terezinho fez
botar mulher pra dançar
              quatro quatro de uma vez"  (verso de tambor)

VEJAM AS FOTOS DO ENSAIO NA  GALERIA ABAIXO:


  
    
    

            

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM ROUBOU O SANTO? O rapto da imagem de São Sebastião.

Contos de Terror: A curacanga e os vizinhos espiões.