10ª Confraternização dos Bequimãoenses em São Luís acontecerá no dia 07/01 no Marujo.


       
As confraternizações de fim de ano já fazem parte do calendário das mais diversas instituições no Brasil. É um momento de descontração e  também, nas empresas, momento de reconhecimento por aqueles que se destacaram ao longo do ano. Como os leitores puderam notar na minha última postagem, na narrativa intitulada "Quem roubou o santo?" falei da forte tradição do festejo de São Sebastião, muito presente nos povoados de Bequimão bem como na maioria dos municípios da Baixada e Litoral Ocidental do Maranhão. 
      É costume das pessoas que se deslocaram de seus locais de origem para a capital maranhense, viajar em Janeiro para rever os familiares e amigos e aproveitar o festejo, no entanto, algumas pessoas não podem viajar por conta do emprego, já que não conseguem férias para esse período.
    Foi pensando nessas pessoas que Chiquinho, natural do povoado Buritizeira em Bequimão, idealizou a Confraternização dos Bequimãoenses em São Luís. A ideia surgiu durante o natal de 2007 e assim, ele imaginou o quão bom seria para as pessoas que não podiam viajar ter a oportunidade de reencontrar seus conterrâneos. Dessa forma, ele instituiu o primeiro domingo do mês de Janeiro para a realização da festa.  Em 2008 não foi possível concretizar a ideia, mas em 2009, na FETIEMA no bairro Apicum, ocorreu a primeira confraternização com sonorização da radiola Ajax Som e churrasco gratuito. A festa foi um sucesso e muito elogiada por todos que ali estiveram.

Luisinho, Nonato e Chiquinho, Fetiema, 2009.

     Já em 2010, a festa aconteceu no antigo cassino maranhense, onde atualmente está localizada a sede principal do Viva.
Chiquinho, 2010.

    Em 2011, a festa também mudou de endereço e foi realizada na ASFEM, no bairro Filipinho, sempre rendendo um bom número de participantes dos mais diversos povoados de Bequimão de outras cidades. Pessoas que moram no interior começaram a vir para São Luís para também participar da  festa.
      No ano de 2012 e 2013, a Confrarternização do Bequimãoenses em São Luís ocorreu no clube dos oficiais, com cada vez mais pessoas participando do evento. Em 2014 a festa foi em uma chácara, sempre contando com churrasco e feijoada oferecido para os bequimãoenses.
      Em 2015, 2016 e 2017 a festa tem ocorrido no Marujo, próximo ao aterro do Bacanga. Com proporções bem diferentes,  é hoje o maior evento em São Luís que reúne Bequimãoenses e amigos de municípios da Baixada e do Litoral Ocidental maranhense. 


Os bequimãoenses na festa em 2016, no Marujo.

 Com muita dedicação, Chiquinho se esforça para sempre  trazer uma radiola do próprio município, em 2018, na décima confraternização é a DART SOM quem irá fazer a galera dançar e se divertir. Abaixo, um convite aos nobre leitores. Espero todos vocês lá!!!






Chiquinho Life  (Francisco Filho) é Natural de Buritizeira, pequeno povoado de Bequimão. Além de idealizador da Confraternização dos Bequimãoenses, é criador da marca AMIBEQ - Amigos de Bequimão - responsável pela organização da festa. Também já fez o festejo de São Sebastião em Centrinho além de participar da organização e produção de outras festas na região. Chiquinho é tio de Jarinha Pereira, a titular deste blog. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIBEQ E LIFE EVENTOS CAPRICHAM NOVAMENTE E 15ª FESTA DOS BEQUIMÃOENSES TERÁ DIVERSAS ATRAÇÕES

Tutano e Cabelouro

Contos de Terror: A curacanga e os vizinhos espiões.