O MELHOR SÃO JOÃO DO BRASIL É DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

O São João do Maranhão se destaca a cada ano e este ano promete ser ainda maior e melhor do que ano passado. Um mural instalado no Centro Histórico, mais precisamente na Praça dos Catraieiros, diz o seguinte: "São João do Maranhão, o melhor São João do Brasil". Não foi ousadia do Governo do Estado (e não estou aqui para fazer proselitismo político). Longe de nós querer entrar na disputa com Campina Grande - PB e Caruaru - PE pelo maior São João do Brasil, só queremos ser o melhor e temos todos os motivos para sermos, conforme explico logo abaixo:

TEMOS O SÃO JOÃO MAIS CULTURALMENTE DIVERSO
Diferente dos nossos vizinhos nordestinos, aqui o forró não é a principal atração, tanto o famoso pé-de-serra quanto o eletrônico são complementos das atrações principais.
O Bumba-meu-Boi é uma das manifestações folclóricas mais forte no Estado  e a principal atração no São João. Junto a ele soma-se Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Cacuriá, Dança do Coco, Dança  do Lelê, Quadrilha etc. 

PATRIMÔNIOS CULTURAIS DO BRASIL NO SÃO JOÃO
Na cidade cujo Centro Histórico é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, duas atrações são reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil: Bumba-meu-Boi e Tambor de Crioula.

O BUMBA BOI TEM DIFERENTES RITMOS E INDUMENTÁRIAS
Embora a manifestação folclórica seja só uma, há pelos menos 5 ritmos diferentes no Bumba Boi.
1 -  Sotaque de Matraca ou da Ilha: O sotaque (ritmo) é marcado pelo dois instrumentos utilizados, a matraca e o pandeirão, com uma batida intensa e forte participação popular, os Bois sotaque de matraca também se destacam pelas indumentárias, fazendo sempre uso de penas com cores mais escuras além do Caboclo de Pena, figura marcante dessa manifestação.

Sotaque de Matraca e  o Caboclo de Pena
2 - Sotaque da Baixada: Este sotaque também se caracteriza por fazer uso da  matraca e do pandeirão, no entanto seu ritmo é mais lento que o sotaque da ilha, e tem o Cazumbá, personagem místico afro-indígena que entra antes da apresentação com chocalhos para afugentar  maus espíritos a fim de que haja uma boa apresentação. 

Sotaque da Baixada e o Cazumbá
3- Sotaque de Orquestra do Munin e Sotaque de Orquestra da Ilha: Trouxe os dois no mesmo tópico pois oficialmente estes sotaques ainda não foram separados, mas há diferenças no ritmo pois o Munin é mais lento enquanto o da Ilha é mais intenso, mais rápido. Os principais instrumentos utilizados são os de sopro, como trompas, trompete e trombone, além do banjo. Em relação as indumentárias, seguem praticamente o mesmo estilo, com penas coloridas, e muitos bordados e fitas nas roupas dos vaqueiros.

Sotaque de Orquestra e os Índios
4 - Sotaque Costa de Mão: Sua principal característica é a forma como o instrumento é tocado, com a 'costa da mão'. Contam os mais antigos que os escravos chegavam das lavouras com as mão cheias de calos, por isso não podiam tocar os tambores com as palmas das mãos, mas ainda assim desenvolveram uma nova técnica para poder tocar e se divertir. Há diferenças também nas indumentárias. 

Sotaque Costa de Mão
5 - Sotaque de Zabumba: Seu nome deriva do principal instrumento, a zabumba. Tocada em ritmo frenético, os brincantes também se apresentam com indumentárias diferentes dos outros sotaques.
Concluímos, portanto, que cada sotaque é único e essa variação deixa o Bumba-meu-Boi mais especial ainda, tornando-o assim a maior expressão do folclore e da cultura popular do Maranhão. 

Sotaque de Zabumba
E ALÉM DO BUMBA-MEU-BOI TEM...
Tambor de Crioula: É uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

Tambor de Crioula
Dança Portuguesa: De origem europeia, a dança portuguesa, ganhou forte envolvimento das comunidades do Maranhão. As mulheres usam meias, lenços e leques, enquanto os homens usam como adereços chapéus, luvas e bengalas. Os pares dançam ao som de fados e viras.

Dança Portuguesa
Cacuriá: Surgiu como parte das festividades do Divino Espírito Santo. Após a referida festividade, as caixeiras faziam o carimbó das caixeiras, momento onde se divertiam pois antes estavam dedicadas a festa principal. O Cacuriá tem traços sensuais que lembram o Carimbó do Pará. A dança é feita em pares com formação em círculo, acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino -  pequenos tambores.
Cacuriá
Dança do Côco:  A dança do coco tem sua origem no canto de trabalhadores nos babaçuais do interior do Maranhão. É uma dança de roda cantada, com acompanhamento de pandeiros, ganzás, cuícas e das palmas dos que formam a roda. A coreografia não apresenta complexidade.

Dança do Côco
Dança do Lelê: A dança-do-lelê ou péla-porco é uma dança folclórica brasileira que remonta ao século XIX. Trata-se de uma dança de salão, profana, mas que costuma ser dançada em honra de determinados santos, ao longo do ano. A sua origem é provavelmente francesa e tem algumas características da dança ibérica. É geralmente acompanhada musicalmente pelo violão, cavaquinho (ou banjo), pandeiro, castanholas, flauta e rabeca.

Dança do Lelê
Quadrilha Junina: A quadrilha é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa, do arquipélago dos Açores, e também inglesa, que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “quadrille", tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XVIII em todo o mundo ocidental 

Quadrilha Junina
Além de todas essas manifestações, ainda há apresentações de artistas locais e de outros Estados e claro, o famoso forró. Ressalto ainda que, embora no restante da região o Santo mais festejado é o São João (chegando a ser feriado em quase todos os Estados nordestinos, com exceção do Maranhão), em São Luís o queridinho é São Pedro, festejado no dia 29/06. Até mesmo o Santo casamenteiro perde para o pescador. Ressalto também que  minha postagem não tem o objetivo de menosprezar as festividades juninas dos nossos Estados vizinhos, mas sim unicamente de exaltar a expressão máxima de nosso folclore, nossa cultura popular e a nossa tradição, sempre envolta de muita fé e devoção. 

O São João do Maranhão, especialmente o da capital São Luís, é o mais culturalmente diverso, e é por isso que dizemos que este é o MELHOR SÃO JOÃO DO BRASIL.







Texto e Edição: Elinajara Pereira Castro
Imagens colhidas na internet. Demais fontes:






Comentários

  1. Parabéns, excelente conteúdo muito explicativo, didático e também pedagógico. Linda matéria.

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  2. Parabéns, excelente conteúdo muito explicativo, didático e também pedagógico. Linda matéria.

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