EXPEDIÇÃO MARANHÃO PROFUNDO: DA AMAZÔNIA À CAATINGA.

Por Rafael dos Santos Marques


Saindo de uma praia nordestina ensolarada pegamos o rumo às profundezas, mistérios, exuberância e biodiversidade da floresta amazônica dos Ka'apor, Awá-Guajá e Guajajara. Logo a seguir desviamos o caminho e nos deparamos com grandes paredões de arenito e chapadas cobertas de Cerrado sem fim salpicado de cachoeiras. Entre  grandes rios e extensas planícies desembarcamos em um verdadeiro pantanal com enormes espelhos d'água doce a perder de vista. Um pouco adiante entramos numa floresta de palmeiras de Cocais para chegarmos ao Semiárido e seus carnaubais e mandacarus. Percorrendo entre vales, planaltos e pequenas serras de altitudes modestas, voltamos ao segundo maior litoral da nação e desembarcamos em uma imensa reserva de manguezal - uma das maiores do mundo, onde a Amazônia encontra o Atlântico - e navegamos por muitas ilhas com pescadores e praias desertas até chegarmos ao "deserto branco" que chove e forma inúmeros oásis de águas pluviais, um pouco antes de um também famoso Delta das Américas. Já em alto mar ainda tem um grande banco de corais e naufrágios com abundante fauna marinha...e a viagem continua...
   Poderíamos estar resumindo um roteiro pelo Brasil inteiro..mas falamos apenas de um pedaço dele: o que reúne - sem alardear - os principais ecossistemas e biomas do país inteiro em um só território estadual.
   O Maranhão ostenta um dos piores IDH's da nação e sempre está nas piores colocações dos rankings sócio-econômicos. Ironicamente, mas não inexplicavelmente, é um dos Estados mais ricos do ponto de vista natural, cultural e humano, aqui onde MISCIGENAÇÃO se escreve com letras maiúsculas e onde o Brasil é ainda mais brasileiro com fortes heranças das três principais matrizes étnicas de formação de nosso povo.
   Desbravar essas riquezas não é tarefa fácil levando em conta as grandes distâncias, estradas ruins e acessos muitas vezes complicados. A beleza tropical profunda e tão brasileira deste torrão é pra aventureiros que abrem mão do conforto convencional e que tem sensibilidade e paciência suficientes para fazer descobertas que muitas vezes não se mostram facilmente, à beira da estrada. A recompensa a tanto esforço é encontrar lugares ainda "puros", quase intocados e desconhecidos da maioria dos maranhenses e brasileiros. O melhor de toda viagem é se surpreender com maravilhas onde menos se espera e se sentir um verdadeiro explorador pioneiro. Há também aqueles lugares mais acessíveis e mais próximos aos centros urbanos e por isso mais povoados e/ou frequentados, mas não deixam de ser surpreendentes através de um novo olhar, de novas paisagens e descobertas, especialmente quando se transformam ao longo do ano sob as leis da natureza.
   O Maranhão é cheio de lugares assim e convida - ainda timidamente - a ser descoberto.
  O fotógrafo Evandro Martin e o cineasta Edemar Miqueta  atenderam a esse convite em uma de suas visitas aqui aonde o Nordeste encontra o Norte e onde a Caatinga e o Cerrado vão dando espaço para a maior floresta tropical do planeta.
   A expedição "MARANHÃO PROFUNDO  DA AMAZÔNIA À CAATINGA" já está dando os seus primeiros passos e a MARAMAZON - que se orgulha muito de ser filha deste tesouro de torrão e sempre faz o seu papel na divulgação de nossos atributos naturais e culturais e na sensibilização e educação ambiental -  não poderia estar alheia a esse importante projeto, que tem como culminância a publicação de um livro de fotografias que vai revelar para para o Brasil e para o planeta o Maranhão muito além dos azulejos e das dunas. Mais importante ainda: vai ser capaz de provocar em cada maranhense a vontade de conhecer melhor sua terra, o sentimento de pertencimento, o orgulho, o amor e o desejo de preservação e de cuidado. Quem sabe assim começamos a vislumbrar um futuro melhor para as próximas gerações de maranhenses.
Revelar o Maranhão é revelar o Brasil profundo!
   Boa viagem Evandro e Edemar e - como manda a nossa tradicional hospitalidade: "Entrem, se abanquem e estejam à vontade".  

Equipe da TV Mirante entrevista Evandro na Pousada Maramazon                                      Poster da Expedição.
Rafael Marques, Evandro Martin e Edemar Miqueta



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIBEQ E LIFE EVENTOS CAPRICHAM NOVAMENTE E 15ª FESTA DOS BEQUIMÃOENSES TERÁ DIVERSAS ATRAÇÕES

Tutano e Cabelouro

Contos de Terror: A curacanga e os vizinhos espiões.