COSTA D´AÇO : A LENDA!


A lenda do escravo Costa D´aço.

Contam que um dia chegou pelas bandas de Pontal um escravo fugindo provavelmente de  Palmeirândia, mas ele não sabia que ali também havia engenhos e portanto, trabalho escravo.
 Gastão, rico senhor de engenho mandou logo apreender o fugitivo e se apossou dele. Pelo fato de não ter tido custo com esse escravo, castigava ele com mais severidade e não tardava em mandar surrar o pobre homem a todo momento por qualquer motivo.
O que Gastão  não sabia é que esse escravo fugitivo tinha amplos conhecimentos de feitiçaria, e  fez um trabalho de magia tão forte que enquanto ele apanhava, quem sentia as dores era a esposa de Gastão, que estava grávida. A cada chibatada era ela quem gritava lá dentro da casa grande. O escravo até então sem nome passou a ser chamado de Costa  D´aço; (uma corruptela de costa de aço) pois não soltava um gemido sequer quando era surrado. Os sucessivos castigos destinados a ele cessaram, pois Gastão temia que se sua esposa morresse. Passado o tempo da gestação ela teve um lindo bebê. 
Então, Gastão pensou que não havia mais riscos e resolveu testar: na primeira oportunidade que teve mandou surrar  Costa D´aço. Dessa vez a mulher não sentiu nada, mas não puderam comemorar: a cada chibatada quem sentias as dores era o bebê recém nascido.
Surpreso com mais esse feitiço de Costa D´aço, Gastão  mandou se livrassem do escravo, mas em vez de matar ele, os outros escravos com dó, deixaram ele fugir.

Costa D´aço se embrenhou no mato e nunca mais foi visto...

A Gastão ficou uma lição: não se mexe com quem não se conhece!


*Essa estória foi contada pelo Sr. Zé Cabeça em 2007, morador do povoado Carnaubal, região onde segundo  contou, residia o sr. Gastão. Carnaubal fica próximo  a Pontal. Adaptação: Elinajara Pereira Castro.

**Acho que ficou um misto de linguagem coloquial e formal, creio que a leitura atende a qualquer público, não terei preocupação com tipo de linguagem.




Comentários

  1. Amei a lenda. Caso ela se realizasse, evitaria muitos maus tratos a escravos. Também, seria hilário, caso Gastão descobrisse que o Costa D´Aço era o pai biológico do filho de sua esposa, por isso, esta sentia as dores da surra e depois o filho.
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco essa lenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, vamos difundir as lendas que percorrem a nossa linda e rica Baixada Maranhense.
      Foi dada a largada.
      Cordial Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMIBEQ E LIFE EVENTOS CAPRICHAM NOVAMENTE E 15ª FESTA DOS BEQUIMÃOENSES TERÁ DIVERSAS ATRAÇÕES

Tutano e Cabelouro

Contos de Terror: A curacanga e os vizinhos espiões.